É o que diz a história: o sorvete surgiu há mais de 3 mil anos na China. Os ingredientes básicos eram leite, arroz e…neve. Isso mesmo! Era uma sobremesa de leite e arroz congelada na neve. Na verdade, a neve era adicionada ao leite para fazer um tipo de creme gelado. Então dá para dizer que quem inventou o sorvete foi a própria natureza, em parceria com a inspiração chinesa.

Quem inventou o sorvete?Quem inventou o sorvete? Da China para o mundo

No século 13, o explorador Marco Polo, que esteve na China por um bom tempo, se apaixonou pela invenção oriental e a levou consigo para a Itália.

Trezentos anos depois, o cozinheiro Bernardo Buontalenti reformulou a receita e criou um sorvete com mais cremosidade. Essa ideia pegou na França, onde a primeira sorveteria foi criada, em 1670. Em menos de uma década, já havia mais de 250 fabricantes no mundo. Quem resiste a um sorvete, não é?

A história mostra que o fascínio pelas sobremesas geladas sempre existiu, naturalmente. Tanto que o ingrediente fundamental do primeiro gelado era a neve… Quem inventou o sorvete só precisou acrescentar o sabor e o valor nutritivo do leite e do arroz.

No Brasil, o sorvete de massa começou a ser produzido de forma artesanal em cafés e confeitarias no século 19. E a primeira fábrica de sorvetes no país foi a U.S. Harkson, que abriu as portas em 1941.

Quem inventou o sorvete?       Quem inventou o sorvete merece um prêmio

A Sorvetes Bapka entrou para essa história em 1993. Começou bem pequenina no bairro Abranches, em Curitiba. Hoje, naquele local funciona a loja da fábrica com sistema autosserviço, brinquedos e uma inovadora Casa de Sopas. Uma invenção curitibana da gema: frio com bufê de sopa e sorvete!

A produção da Bapka está em Almirante Tamandaré, na região da capital paranaense, e possui capacidade para fabricar 3 mil litros de sorvete por hora. A marca é uma das mais queridas na região de Curitiba. E acha que quem inventou o sorvete merece um prêmio! Viva os chineses!

É o trajeto da felicidade: da China a invenção foi para a Europa, da Europa para o Brasil, e do Brasil para Almirante Tamandaré. E da fábrica da Bapka para a nossa geladeira… Quando o sorvete chegou ao Brasil, no século 19, pouquíssimas pessoas tinham refrigerador em casa. Hoje podemos levar potes de sorvete e mantê-los no congelador para criar nossa própria maneira de consumo. E esse é um dos fortes da Bapka. Então, quando você abrir o próximo pote, lembre-se de quem inventou o sorvete e que no começo ele era arroz com leite e neve! Um presente da natureza e dos chineses! Eles inventaram isso: 冰淇淋. Nós fazemos sorvete em português.